PARTICIPAÇÃO DE 24 ALUNOS E 3 PROFESSORES
da ESCOLA SECUNDÁRIA DOMINGOS SEQUEIRA
na SESSÃO EUROSCOLA, no Parlamento Europeu,
da ESCOLA SECUNDÁRIA DOMINGOS SEQUEIRA
na SESSÃO EUROSCOLA, no Parlamento Europeu,
em Estrasburgo, no dia 12 de dezembro de 2019
Pela oitava vez, a ESDS participa em Sessões EUROSCOLA.
Pela oitava vez, a ESDS participa em Sessões EUROSCOLA.
No âmbito da edição de 2018-2019 do concurso Euroscola,
organizado numa parceria entre o Parlamento Europeu - Gabinete em Portugal e o
IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., um grupo composto por
24 alunos e 3 professores da Escola Secundária de Domingos Sequeira participou
numa Sessão EUROSCOLA, no Parlamento Europeu, em 12 de dezembro de 2019,
presidida pelo Responsável pelas Relações Públicas, o grego Evangelos Gintersos.
Nesta Sessão estiveram presentes cerca de 600 alunos e professores de 20 países da União Europeia.
Os alunos participantes foram: Alfredo Coelho Monteiro (12A), António Carlos Fiúza Ferreira (12A), Diogo Gonçalves Vieira (12A), Diogo André Carreira Martins (12A), Francisca Duarte Alves Fernandes Esperança (12A), Miguel Luís Rente Lourenço (12A), Sara Lopes Ferreira (12A), Tomás Dinis Pereira Franco Sousa (12A), Inês Santos Manaia (12D), Sara Almeida Guerra (12F), Maria Agostinho Oliveira (12G), João Jacinto Miguel (12H), Laura Coelho Monteiro (12I), Luís Filipe Barroso Franco (3F), Diana Catarina Pinto Pereira (11B), Mariana Ganhão Pinheiro (11C), Carolina Pereira Veríssimo (11C), Vitória Manuela Ferreira Dinis (11C), Maria Inês Libânio da Mota Areia (11C), Lourenço Sampaio Figueiredo Costa (11D), Mariana Margarida Querido Mota (11F), Francisca Amaral G. B. Cartaxo (11F), Ana Maria António Marto (11H), Sara Nogueira Azevedo Maia (11H).
Estes alunos foram selecionados por terem participado ativamente, no ano letivo anterior, como deputados eleitos na Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens e na Assembleia Municipal dos Jovens Deputados de Leiria.
08h00: chegada dos participantes ao edifício "Louise Weiss" do Parlamento Europeu, passagem pelo controlo de segurança, acolhimento dos alunos e entrega do cartão de identificação e do programa da Sessão Euroscola.
08h00: chegada dos participantes ao edifício "Louise Weiss" do Parlamento Europeu, passagem pelo controlo de segurança, acolhimento dos alunos e entrega do cartão de identificação e do programa da Sessão Euroscola.
09h15: apresentação e explicações sobre o desenrolar da jornada
Seguidamente, os alunos distribuíram-se por grupos de trabalho que debateram os seguintes temas:
- AMBIENTE E ENERGIAS RENOVÁVEIS: «O que fazer para fomentar o desenvolvimento sustentável?» (trapézio)
- SEGURANÇA E DIREITOS HUMANOS: «É aceitável limitar os direitos humanos se estiver em jogo a segurança?» (flecha)
- OS JOVENS FACE AO ÁLCOOL E ÀS DROGAS: «Pode-se evitar o seu consumo?» (triângulo)
- O FUTURO DA EUROPA: «Que futuro para a Europa?» (losango)
- MIGRAÇÃO E INTEGRAÇÃO: «Que papel deve a Europa desempenhar em relação às migrações e à integração?» (círculo)
- EMPREGO DOS JOVENS: «O emprego dos jovens: um desafio europeu?» (quadrado)
A aluna Francisca Esperança integrou o grupo de young reporters, alunos que efetuaram a cobertura jornalística da Sessão.
Antes do debate no hemiciclo do PE, foram constituídos grupos de trabalho multilingues e repartidos os alunos dos diferentes países, por temas, na fase preparatória.
10h00: discurso de boas-vindas no Hemiciclo do Parlamento Europeu.
10h30: apresentação de cada escola por um aluno (um minuto por escola)
A sessão começou com uma apresentação da Escola e da cidade de Leiria pelos spokesperson, os alunos Alfredo Monteiro e António Fiúza, por terem sido eles a conquistar, em 20 de maio de 2019, o direito a participar na Sessão Euroscola, em representação de Portugal.
- Sondagem
- Apresentação do Parlamento Europeu e da União Europeia pelos administradores do Parlamento Europeu
- Perguntas / Debate sobre a construção europeia
14h00: Reunião dos grupos de trabalho nas salas das comissões:
os jovens discutem e trocam pontos de vista sobre as prioridades europeias, temas previamente preparados nas suas escolas. Designam um porta-voz e um redactor de grupo.
os jovens discutem e trocam pontos de vista sobre as prioridades europeias, temas previamente preparados nas suas escolas. Designam um porta-voz e um redactor de grupo.
14h30: Reunião com o conjunto dos professores e debate com um administrador.
16h00: Hemiciclo do Parlamento Europeu: sessão plenária, apresentação dos relatórios aprovados nos grupos de trabalho, síntese e propostas
No debate final, os alunos da ESDS representaram Portugal, assumindo o papel de eurodeputados no Parlamento Europeu. Apresentaram e debateram as suas expectativas e ideias acerca do estado da integração europeia. Partilharam este dia com jovens de 20 outros países da União Europeia.
Os alunos tiveram uma participação ativa e relevante nestas sessões temáticas, que decorreram antes da apresentação das moções nelas aprovadas, em plenário, no qual tiveram igualmente oportunidade de usar a palavra. Destacou-se, neste plenário, a intervenção da aluna Mariana Mota.
16h30: Final do concurso Eurogame com equipas compostas por 4 elementos de diferentes nacionalidades. Os nossos alunos tiveram um desempenho excelente: Lourenço Costa, Inês Manaia e Francisca Cartaxo fizeram parte de 3 das 4 equipas finalistas. A equipa vencedora do Eurogame integrava a aluna Francisca Cartaxo.
- Final do jogo "Eurogame" e entrega dos prémios
- Entrega do diploma "Euroscola"
- Final da Sessão Euroscola e Hino europeu
- Para finalizar a Sessão, Evangelos Gintersos citou Abraham Lincoln
Acompanharam os alunos os professores António Martinho, Henrique Gariso e Susana Figueira. Estes participaram também em reuniões e atividades destinadas exclusivamente a professores, tendo efetuado contactos que poderão conduzir a futuros intercâmbios culturais e pedagógicos.
A cidade de Estrasburgo encantou todo o grupo.
Agradecemos à Câmara Municipal de Leiria a generosa disponibilização de um autocarro que transportou o grupo de e para o aeroporto.
Agradecemos ainda ao Gabinete de Estudos Europeus do IPL a disponibilização de documentação que se revelou importante para que os alunos se preparassem para os temas e debates.
Sem comentários:
Enviar um comentário